PPGOCTS

Programa de Pós-Graduação em Organização do Conhecimento,
Tecnologias e Sociedade (PPGOCTS) – Mestrado Profissional

Histórico

Aprovado em reunião da Capes no último dia 13/11, o projeto do Programa de Pós Graduação – Mestrado Profissional – em Organização do Conhecimento, Tecnologias e Sociedade (PPGOCTS) nasceu de uma iniciativa conjunta da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ em 2022, na intenção de inserir um programa de pós-graduação stricto sensu na área de Informação e Comunicação. Com o apoio da Direção da FACC e do Departamento de Biblioteconomia, o projeto do curso foi idealizado e elaborado por uma Comissão composta pela Profª Luciane Beckman (Presidente), Profª Marianna Zattar, Profª Juliana Assis, Profª Raimunda Fernanda (agora na UFRN) e pelo Prof. Sergio Martins. O curso está inserido no âmbito das Ciências da Informação e áreas afins, como a Organização do Conhecimento, cujo foco nesta última confere ao PPGOCTS características únicas e diferenciadas no estado do Rio de Janeiro.

Diálogos possíveis entre a organização do conhecimento, as tecnologias e a sociedade

Abordar as questões informacionais contemporâneas a partir de perspectivas que articulem aspectos epistemológicos e pragmáticos acerca da Organização do Conhecimento (OC), das tecnologias e da sociedade constitui uma demanda e um diferencial à formação de profissionais qualificados oriundos das mais diversas áreas, que lidam com problemas informacionais complexos.
Considera-se a necessidade de se promover na pós-graduação stricto sensu, um conjunto de reflexões e ações que priorizem as dimensões sociais que envolvem tanto a OC, quanto as tecnologias em constante desenvolvimento e que influenciam os diversos campos de atuação profissional, tangenciados pela informação e pelo conhecimento.
Tal fato se apresenta como demanda porque a intensa criação de tecnologias informacionais impacta as formas de geração, acesso e apropriação da informação em nossa sociedade e também contribui para promover alterações nas modalidades de comunicação, sociabilidade e relações de poder mediante suas instâncias que atuam enquanto linguagem ou aparatos comunicativos.
Nesse cenário, os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) são dispositivos discursivos que pautam não somente a representação e o acesso à informação, visto que, são ainda instrumentos que instituem discursos e práticas e assim contribuem para legitimar e perpetuar os contextos de exclusão social em suas múltiplas manifestações, uma vez que, a informação e o conhecimento são fenômenos que moldam o tecido social e toda a sua lógica de ordenamento. Os conceitos de organização do conhecimento, tecnologias e sociedade demandam uma abordagem integrada, que contribua para desconstruir a errônea percepção de neutralidade dos sistemas infocomunicacionais, bem como da própria informação. Articulados e interdependentes, possibilitam uma melhor compreensão da construção social da realidade, fortemente marcada pela dinamicidade e pela fluidez da informação e do conhecimento, na qual os SOC são mediadores fundamentais. Considera-se ainda como diferencial na formação em OC, a promoção do compromisso ético que surge a partir da percepção dos SOC como estruturas passíveis de
enviesamento, bem como dos impactos disso na representação, organização, acesso, uso e apropriação da informação pelos diferentes grupos sociais.
No que diz respeito às tecnologias da informação, estas podem ser consideradas como um medium de processamento e propagação da informação e do conhecimento. As tecnologias auxiliam os SOC na organização, representação e recuperação do conhecimento, sobretudo, no gerenciamento de conteúdo de informação organizacional. Tal gerenciamento é necessário não somente para utilização em instituições com fins sociais, mas também governamentais e corporativos. A proposta do PPGOCTS consiste no desenvolvimento e aplicações dos SOC e suas tecnologias de suporte, a fim de contribuir para a abordagem e a resolução de problemas sociais, organizacionais, comerciais, governamentais, dentre outros.
Pretende-se que a contribuição do PPGOCTS venha a potencializar os fluxos e sistemas de informações bem como a construção de conhecimentos para a consolidação de fatores como o exercício de cidadania de forma mais eficiente e ainda, no âmbito das organizações, um gerenciamento mais efetivo dos fluxos e processos internos, bem como inovação, descoberta e criação de conhecimento coletivo.

Objetivo

O curso tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados para atuarem nos contextos sociais e tecnológicos que envolvem a OC em diálogo transversal com outras áreas.
Como objetivos específicos, almeja-se: a) promover a formação de profissionais qualificados e atuantes nas instituições, sejam públicas ou privadas; b) desenvolver processos, instrumentos, produtos e serviços no âmbito da OC em interlocução com demandas dos cenários social e tecnológico; c) ampliar o entendimento acerca da aplicação da OC no âmbito da sociedade; d) desenvolver perfis profissionais críticos e propositivos, na integração entre a OC, as tecnologias e a sociedade, a fim de melhor atender à complexidade das questões informacionais contemporâneas; e) promover a formação continuada de profissionais para atuação, não somente no mercado de trabalho, mas também na graduação e pós-graduação, no campo da docência, elaboração de projetos de extensão; f) cooperar com instituições e organizações públicas, privadas e do terceiro setor; g) inovar nos processos, instrumentos, produtos e serviços derivados da OC.

Público-alvo

A OC pode contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços em vários campos profissionais, visto que, perpassa direta ou indiretamente as outras áreas do conhecimento. Dado o caráter interdisciplinar do curso, além dos profissionais da área de avaliação Comunicação e Informação (Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia, Ciência da Informação e Comunicação), o curso tem como público-alvo pessoas advindas de outras áreas tais como: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Administração, Direito, Medicina, Informática, dentre outras áreas que lidam com sistemas e informações altamente especializadas.
Poderão se inscrever no PPGOCTS profissionais de empresas públicas, privadas, empresas multinacionais e do terceiro setor, centros de informação e documentação, setores da saúde, setores jurídicos, setores de tecnologia da informação e comunicação, setores de análise e gestão de dados, setores de gestão da informação e do conhecimento, informática, gestores de instituições e empresas públicas ou privadas, setores da indústria do Rio de Janeiro, multinacionais ligadas ao setor do Petróleo e Gás, empresas vinculadas ao Parque Tecnológico da UFRJ, fortalecendo o ambiente de inovação dentro da universidade.
Portanto, não há restrição de área para participar do corpo discente do programa. Docentes e discentes poderão desenvolver, a partir da OC, produtos e serviços que otimizem e dinamizem os fluxos de informações e conhecimentos, promovendo o uso mais assertivo desses insumos nas atividades profissionais, especialmente nos processos decisórios. Será possível promover avanços e melhorias nos processos de representação, acesso, uso e difusão da informação e do conhecimento em todos os ramos de atividade.

Escopo e diferenciais do PPGOCTS

No PPGOCTS o principal diferencial é a busca por promover a formação de profissionais aptos não somente a utilizar e gerenciar os SOC já existentes, mas, sobretudo, capazes de propor e construir novos protótipos de acordo com as necessidades e especificidades das instituições e seus diferentes SRI. O que dialoga com a agenda contemporânea da área de OC em âmbito mundial: a capacidade de criar deve se sobrepor à capacidade de replicar.
A preocupação com a dimensão ética dessas ferramentas conceituais e terminológicas deve se sobrepor à sua mera formalização e explicitação por meio de linguagens e sistemas computacionais, dado que a sua relação com as tecnologias é basilar e portanto, inescapável.
Aponta-se ainda como diferencial dos egressos a habilidade e a sensibilidade para se pensar as estruturas de representação dos múltiplos domínios do conhecimento e das inúmeras tipologias que o saber humano pode assumir sob uma perspectiva decolonial e inclusiva.
Os produtos da OC sistematizam as nossas representações da realidade e mediam todo o nosso acesso à informação e ao conhecimento, tanto em contextos digitais, quanto em contextos offline. Por isso, podem assumir diversas tipologias estruturais e aplicabilidades, conforme o tipo de tarefa de RI para o qual são criados.
Ressalta-se ainda a importância dos SOC enquanto pilares da Gestão da Informação e também da Gestão do Conhecimento nas organizações, além de se configurar como produtos estratégicos para promover uma rápida e eficiente recuperação da informação para tomada de decisão em diferentes contextos.

Os produtos da OC podem contribuir para mitigar os problemas informacionais atuais tais como a hiperinformação e a desinformação, visto que podem compor as estratégias de promoção da competência em informação. Tais estratégias possibilitam a promoção de práticas informacionais críticas e éticas das comunidades discursivas em seus respectivos contextos.
Contribuem ainda com a mediação cultural da informação visto que constituem mapas do conhecimento que viabilizam sua sociabilização e acesso. São construídos socioculturalmente sob influência de diversos sujeitos e culturas. Viabilizam a criação e o gerenciamento de plataformas digitais para mediação de informação e cultura.

Área de concentração: Organização do Conhecimento, Informação e Sociedade

Contempla a OC como elemento transversal às esferas da gestão nas organizações, bem como os fenômenos informacionais que se ambientam na sociedade a partir do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Aborda teorias, metodologias, padrões e técnicas voltadas para a proposição de modelos, soluções e aplicações relacionadas ao planejamento, criação, implementação e gestão de processos, instrumentos, produtos e serviços, ancorados nas diversas tipologias de SOC, em diferentes domínios do saber. Fomenta o desenvolvimento de pesquisas que articulem as dimensões teórica, aplicada, tecnológica, ética, linguística, política, cultural e social, tanto da informação em seus aspectos de gestão, quanto da organização e da representação do conhecimento.

Linhas de pesquisa

Linha 1: Organização do Conhecimento e Tecnologias
Aborda a OC em interação com as tecnologias disponíveis, com foco em seus impactos no acesso, apropriação e uso da informação. Considera a centralidade das teorias da classificação e da significação na modelagem de sistemas conceituais, bem como o relevante papel das tecnologias semânticas e da Inteligência Artificial na representação, recuperação e acesso à informação. Contempla o conjunto de teorias, métodos e práticas que fundamentam as fases de planejamento, construção, implantação, atualização e gerenciamento das metalinguagens que constituem os diversos tipos de sistemas de recuperação da informação. Estimula pesquisas que envolvam temáticas como: arquitetura da informação; fluxos e processos de informação, teorias e métodos aplicados à modelagem conceitual; modelos e padrões de metadados; organização do conhecimento e big data; engenharia e reuso de sistemas conceituais e terminológicos; representação e acesso à informação nos ambientes digitais colaborativos; sistemas de recomendação e curadoria algorítmica; sistemas de organização do conhecimento e diversidade cultural, mapeamentos e interoperabilidade entre sistemas de organização do conhecimento, gestão de conteúdo organizacional (GED/ECM).
Linha 2: Informação, Gestão e Sociedade
Abrange as investigações que aliam teoria e prática na abordagem das questões e problemas informacionais no âmbito das organizações e da sociedade. Considera a multidimensionalidade e a complexidade da informação nas dinâmicas de rede, uma vez que é constantemente produzida, sistematizada, compartilhada, gerenciada e ressignificada em interação direta com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Compreende a sociedade atual permeada por fluxos informacionais de natureza variada que precisam ser gerenciados de forma a promover o uso mais assertivo da informação em ambientes e unidades informacionais distintos. Estimula pesquisas que envolvam temáticas como: gestão da informação e do conhecimento; comunicação e informação nas organizações; informação e memória; mediação da informação; cultura e informação; práticas informacionais; curadoria da
informação; redes sociais, fluxos informacionais; desinformação em ambientes digitais; políticas de informação; literacias informacionais.

Formação pretendida e perfil do egresso

Os egressos PPGOCTS, a partir das interlocuções estabelecidas no desenvolvimento das atividades teórico e práticas promovidas pelo curso, terão uma visão sistêmica que os permitirá ampliar as habilidades profissionais para o desenvolvimento de processos, instrumentos, produtos e serviços embasados na OC, considerando o cenário dinâmico das práticas vinculadas à informação e ao conhecimento como insumos básicos para qualquer instituição.
Assim, a intenção é que os egressos possam: a) desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão; b) criar processos, instrumentos, produtos e serviços sustentados na OC, aplicados ao cenário profissional no contexto público ou privado; c) propor soluções inovadoras, aplicações e/ou resolver problemas no cenário informacional de atuação profissional; d) contribuir com a elaboração de projetos de extensão no âmbito das instituições de ensino superior, públicas ou privadas; e) contribuir com pesquisa e desenvolvimento, bem como promover cursos de capacitação e atualização profissional nos contextos empresariais; f) desenvolver habilidade para solucionar problemas no âmbito das atividades profissionais. g) disseminar resultado das pesquisas e do seu produto final em eventos profissionais; h) propagar a compreensão da natureza social da OC, bem como de suas dimensões e implicações éticas.
Entendemos que, na atualidade, a formação em OC deve se pautar por fortes bases teóricas, metodológicas e tecnológicas, bem como pelo compromisso com a sua dimensão aplicada, social e, sobretudo, ética ao constituir instâncias propositoras e moduladoras de visões de mundo. Observa-se ainda a inescapável tendência de interligação dos SOC, a partir de normas, protocolos, padrões e métodos de interoperabilidade, com o objetivo de viabilizar uma recuperação da informação em contextos e ambientes cada vez mais digitais, dinâmicos e estruturalmente semântico formais, fatores que poderão promover o tratamento e o acesso às informações a partir de fontes massivas e heterogêneas.